O retorno da Rússia à Lua é a missão Luna-25 do país.
O objetivo do projeto é enviar uma sonda automática para pesquisas na região do polo sul da Lua. Está planejado uma sonda aterrisse ao norte da cratera Boguslavsky.
Uma área backup para o pouso da missão Luna-25 fica a sudoeste da cratera Manzini.
No final de março de 2022, a Roscosmos informou que os testes do sistema de pouso de alta precisão para a estação automática interplanetária Luna-25 foram concluídos com sucesso.
Com isso, a ROSCOSMOS determinou que 22 de agosto de 2022 é agora a data prevista para o lançamento da Luna-25, de acordo com Alexander Mitkin, vice-designer geral de sistemas elétricos da NPO.
A data de lançamento do módulo lunar robótico russo foi mudada de forma repetida do ano passado, 2021, para maio de 2022 e agora em agosto.
A Luna-25 deve estudar a camada superficial superior na região do polo sul da Lua, a exosfera lunar e desenvolver tecnologias de pouso e amostragem de solo. A vida ativa declarada da sonda na superfície da Lua é de pelo menos um ano terrestre.
Esta missão lunar russa continua a série de atividades de exploração lunar da antiga União Soviética que terminaram em 1976. A Luna-24, a última missão Soviética na Lua desse tipo, trouxe para a Terra cerca de 170 gramas do solo lunar.
A missão Luna-25 será seguida pelo orbitador Luna-26 e pelo veículo de pouso Luna-27, após isso, o objetivo é começar a implantar na Lua uma estação científica em colaboração com a China.
Fonte:
https://www.leonarddavid.com/russias-luna-25-back-to-the-moon-new-launch-date/