A primeira missão tripulada totalmente privada à Estação Espacial Internacional não será lançada neste fim de semana, ela acabou de ser adiada.
A missão Ax-1 da Axiom Space tinha como alvo uma decolagem no domingo 3 de abril, direto do Kennedy Space Center (KSC) da NASA na Flórida. Mas na segunda-feira 28 de março de 2022, a NASA aprovou oficialmente de sexta (1º de abril) até domingo para o crucial “ensaio molhado” de sua missão lunar Artemis 1 , uma sessão de treinos que também está ocorrendo no KSC. Então Ax-1 está sendo empurrado por alguns dias.
“NASA, Axiom e SpaceX agora estão olhando para o lançamento da Axiom Mission 1 (Ax-1), a primeira missão privada de astronautas à Estação Espacial Internacional, não antes de 6 de abril, pendente de aprovação de alguns parâmetros como o range e a meteorologia”.
O Ax-1 usará um foguete Falcon 9 da SpaceX e uma cápsula Dragon para enviar quatro pessoas à estação espacial para uma estadia de oito dias. Três deles são clientes pagantes; o quarto é o funcionário da Axiom, Michael López-Alegría, um ex-astronauta da NASA que está comandando a missão.
A SpaceX também tem outro lançamento de astronautas a partir do KSC, a missão Crew-4, que enviará três astronautas da NASA e um astronauta europeu para o laboratório em órbita por um longo período. A NASA e a SpaceX tinham como alvo 19 de abril para a decolagem do Crew-4, e esse continua sendo o caso, apesar do atraso do Ax-1, disseram funcionários da agência na atualização de hoje.
O ensaio molhado da Artemis 1 é uma série de testes que simularão as atividades e procedimentos que antecedem o lançamento, incluindo o abastecimento do enorme foguete Space Launch System (SLS) da missão.
A Artemis 1, o primeiro voo do SLS, enviará a cápsula Orion da NASA em uma missão não tripulada ao redor da lua. O lançamento está previsto para maio ou junho; A NASA definirá uma data-alvo oficial depois de analisar os resultados do ensaio de roupa molhada e outros testes.
Fonte: