PASSE NA SPACE TODAY STORE E ADQUIRA A SUA COLEÇÃO DO JAMES WEEBB:
https://www.spacetodaystore.com/james-webb1/
Vocês lembram da primeira imagem do James Webb?
Para quem não lembra, vou colocar ela aí, essa imagem mostra a estrela HD 84406 vista por cada um dos 18 segmentos do telescópio espacial.
Mas se você olhar a imagem vai ver que está tudo meio aleatório, e foi assim mesmo que a imagem foi montada, pois simplesmente, cada segmento foi apontado para a estrela e foi fazendo a imagem usando a NIRCAM.
Mas agora a equipe do James Webb está avançando bem no alinhamento dos espelhos do observatório.
Essa primeira etapa que mostrou as 18 imagens da estrela de forma aleatória foi chamada de Identificação de Imagem no Segmento.
Depois disso, a equipe do James Webb passou para a fase de montagem da matriz, ou seja, colocar cada imagem relacionada a cada segmento na sua posição correta.
E assim conseguiram a matriz hexagonal desejada, é possível ver que cada ponto agora tem o rótulo do segmento que obteve a imagem e estão todos na posição correta.
Na posição correta, a equipe agora tem uma imagem de realmente como é o espelho primário do James Webb.
Com a estrela imageada e detectada pelos segmentos e com a matriz hexagonal do espelho primário montada, começa agora uma nova fase, a chamada fase de Alinhamento dos Segmentos.
NEssa fase, serão corrigidos os grandes errros de posicionamento dos segmentos do espelho e o espelho secundário terá seu alinhamento atualizado também.
Isso fará com que cada ponto da estrela fique cada vez mais focado.
Para realizar isso a equipe já ligou um equipamento fundamental, que é chamado de Fine Guidance Sensor, que nada mais é que o sistema de guiagem do James Webb.
Esse sistema basicamente trava numa estrea guia e mantém o telescópio apontado com alta precisão.
Para fazer isso, o FGS, como é conhecido mede a posição exata de uma estrela guia em seu campo de visão, 16 vezes por segundo e envia os ajustes para o espelho de direção do telescópio, cerca de 3 vezes por segundo.
O grau de precisão do FGS também é impressionante, é equivalente a alguém conseguir ver uma pessoa piscar os olhos a 500 km de distância.
É com o FGS que a equipe do James Webb poderá deixar ele apontado para a estrela alvo o tempo suficiente para que possa fazer os grandes ajustes no segmento até que a estrela fique focada.
No final desse processo teremos 18 pontos, mas dessa vez, pontos bem focados em cada um dos segmentos do James Webb.
Quando o alinhamento estiver terminado as estrelas focadas aí começa outra fase do comissionamento do James Webb, a chamada Image Stacking, ou seja, a soma, o empilhamento dos 18 pontos de imagem da estrela.
Ao final desse processo teremos ao invés de 18 imagens da estrela, apenas uma e muito bem focada.
Vamos acompanhando cada uma das etapas de comissionamento e de alinhamento do James Webb.
Eu particularmente estou adorando acompanhar todo esse processo, embora não tenhamos nenhuma imagem espetacular ainda, acompanhar o passo a passo é demais.
Digam aí nos comentários se estão gostando de acompanhar cada etapa de alinhamento do telescópio espacial.
Fonte:
#JAMESWEBB #SPACETELESCOPE #UNFOLDTHE UNIVERSE