Dois dias após o lançamento do Cazaquistão, um cargueiro russo Progress atracou na Estação Espacial Internacional em piloto automático na quinta-feira com uma nova entrega de alimentos, suprimentos para tripulação, experimentos e CubeSats que serão lançados fora do complexo em uma futura caminhada espacial.
A espaçonave Progress MS-19 atracou no módulo Poisk da estação espacial às 04:03, hora de Brasília, de quinta-feira, dia 17 de fevereiro de 2022. A aproximação final ocorreu no piloto automático, com o computador de bordo da nave Progress recebendo dados de navegação de um radar de encontro Kurs.
O acoplamento ocorreu quando a estação espacial estava a 434 quilômetros sobre o Oceano Pacífico Sul.
Os cosmonautas Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov planejavam abrir as escotilhas que levam à espaçonave Progress e começar a desembalar a carga dentro. A nave Progress MS-19 está programada para permanecer na estação até fevereiro próximo, uma permanência de cerca de 370 dias.
A missão foi lançada à 01:25 da madrugada da segunda-feira, dia 14 de fevereiro, do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Um foguete Soyuz-2.1a, colocou a nave de carga Progress MS-19 em órbita, então a Progress usou seus próprios propulsores para manobrar em direção à estação espacial.
A chegada da Progress MS-19 na estação marcou a primeira atracação no posto avançado em órbita este ano. A missão Progress é o primeiro de dois cargueiros de carga não pilotados que se dirigem à Estação Espacial Internacional dentro de uma semana.
As equipes da NASA e da Northrop Grumman na Virgínia estão se preparando para o lançamento da nave de carga Cygnus no sábado, dia 19 de fevereiro de 2022, em um foguete comercial Antares. As equipes levaram o foguete para sua plataforma de lançamento em Wallops Island, Virgínia, no início desta semana.
Se esse lançamento ocorrer a tempo, a espaçonave Cygnus está programada para chegar à estação na segunda-feira, 21 de fevereiro.
A Roscosmos, agência espacial da Rússia, disse que a nave Progress MS-19 entregou cerca de 2.523 kg de suprimentos para a estação.
Equipes de solo russas carregaram 1.632 quilos de carga seca no compartimento pressurizado do cargueiro Progress, de acordo com a Roscosmos. A agência espacial disse que a missão carrega 431 kg de propulsor para reabastecer o sistema de propulsão do módulo Zvezda da estação, 420 kg de água potável e 40 kg de gás comprimido para reabastecer a estação espacial.
O equipamento que a missão Progress transportou para a estação espacial incluía seis CubeSats construídos por estudantes russos, que serão implantados fora do posto avançado por cosmonautas russos em uma caminhada espacial ainda este ano. Os seis CubeSats YuZGU – cada um do tamanho de uma caixa de sapatos – vêm da Southwest State University em Kursk, na Rússia.
A nave de suprimentos Progress MS-19 também entregou kits para um experimento que estuda como o voo espacial de longa duração afeta o trabalho dos cosmonautas e carga para investigações de pesquisa que estudam os efeitos de bactérias nas estruturas da espaçonave.
Há também itens a bordo da missão Progress MS-19 para uma planta e experimentos de microbiologia, além de equipamentos para apoiar investigações envolvendo a produção de medicamentos em microgravidade.
Fonte:
https://spaceflightnow.com/2022/02/17/progress-supply-freighter-docks-with-space-station/