A existência de água em Marte é um assunto controverso. Sabemos que costumava haver água na superfície do planeta, embora já tenha desaparecido há muito tempo. Sabemos que há água congelada no subsolo do mundo e sabemos que há vapor de água no ar. Mas a vida precisa de água líquida.
Poderia haver água líquida em Marte?
Um novo estudo mostra como a água salgada pode emergir da atmosfera para a superfície de Marte sob as condições certas.
A pesquisa é baseada em sais higroscópicos . Eles têm afinidade com a água e podem absorvê-la da atmosfera. O processo é chamado de deliquescência e, embora pesquisas anteriores e experimentos de laboratório mostrem que a deliquescência ocorre em Marte, há lacunas em nossa compreensão de como, quando e onde isso pode acontecer.
Este novo artigo ajuda a preencher algumas lacunas.
O título do artigo é “ Mapas de probabilidade de deliquescência de Marte e principais fatores limitantes usando cálculos do modelo GCM ”. Os autores são Bernadett Pál e Ákos Kereszturi, cientistas planetários do Observatório Konkoly em Budapeste, Hungria. O artigo foi publicado na revista Icarus.
A água líquida enfrenta alguns obstáculos em Marte. Há água congelada, mas não forma água líquida se descongelar. A temperatura e a pressão atmosférica são tão baixas que a água sublima do gelo para o vapor. Água líquida doce estável não pode se formar na superfície de Marte.
Mas a água salgada permanece líquida em temperaturas muito mais baixas do que a água doce.
O perclorato de cálcio é um sal higroscópico comum em Marte. O MSL Curiosity o encontrou lá, e o Phoenix Lander também. Pesquisas mostram que o perclorato de cálcio representa até 1% do solo marciano em peso.
Fonte:
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0019103521004954?via%3Dihub
#MARS #WATERONMARS #LIQUIDWATER