fbpx

A Explicação Astronômica Para O Ano Novo Chinês – Feliz Ano do Tigre!!!

O Ano Novo Chinês ou Ano Novo Lunar cai nessa terça-feira dia 1 de fevereiro de 2022, com mais de um bilhão de pessoas na China e milhões de outras ao redor do mundo comemorando o início do Ano do Tigre.

O início do festival de 15 dias em 1º de fevereiro e o final do Ano do Boi, também marca a data da lua nova na Ásia. As celebrações são consideradas um momento para homenagear ancestrais e divindades, além de passar tempo com a família.

Embora a China siga o calendário gregoriano – um sistema de datação solar introduzido pelo Papa Gregório XIII em 1582 – na vida cotidiana, o calendário chinês é usado para marcar feriados tradicionais como o Ano Novo.

Este calendário é de natureza lunissolar, o que significa que é baseado nos ciclos da lua e do sol. O Ano Novo Lunar começa a cada ano com a primeira lua nova do calendário lunar.

De acordo com o Almanaque do Fazendeiro, a Lua Nova é essencialmente o oposto da lua cheia. Em vez de ver o lado da lua iluminado pelo sol como fazemos durante a lua cheia com o efeito de fazê-lo aparecer como um disco cheio brilhante, durante a lua nova, vemos o lado não iluminado da lua fazendo com que pareça principalmente escuro misturando-se com o céu noturno.

Isso acontece porque a lua nova marca o momento durante o ciclo lunar em que a Lua está quase perfeitamente alinhado com a Terra de um lado e o Sol do outro. Como a lua leva 29,5 dias para orbitar a Terra e completar um ciclo lunar, isso geralmente ocorre uma vez por mês.

No calendário chinês, um mês dura um ciclo lunar, com seu primeiro dia marcado pela Lua Nova. Normalmente, há 12 meses em um ano do calendário chinês, mas para acompanhar o calendário gregoriano, um mês extra é adicionado a cada dois ou três anos.

Tudo isso significa que o Ano Novo Lunar cai em um dia diferente a cada ano, embora sempre caia entre 20 de janeiro e 21 de fevereiro no calendário gregoriano. A primeira Lua Nova na Ásia este ano ocorreu às 13h46, horário de Pequim, em 1º de fevereiro, ou 2h46 no horário de Brasília

O fim das celebrações do Ano Novo em países asiáticos, incluindo China, Coreia do Norte e do Sul, Cingapura, Mongólia, Tibete e Vietnã, cai em 15 de fevereiro deste ano. Isso é cronometrado a cada ano para coincidir com a Lua Cheia após a primeira Lua Nova do ano e será marcado pelo Festival das Lanternas. Isso pode nem sempre ser a primeira lua cheia do ano de acordo ao calendário gregoriano.

O Ano do Tigre, que ocorre uma vez a cada 12 anos com o último em 2010, durará até a primeira lua nova do próximo ano, que cai em 22 de janeiro de 2023. Isso marca o início do Ano do Coelho de Água.

Fonte:

https://www.newsweek.com/lunar-new-year-chinese-new-year-astronomy-explained-tiger-moon-1674847?piano_t=1

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo