Espera-se que o primeiro foguete e espaçonave com destino à lua do programa Artemis da NASA faça um “ensaio molhado” na plataforma de lançamento em fevereiro, disse a agência.
Os engenheiros da missão, que deve ser lançada ainda este ano, submeteram o hardware da missão a uma série de verificações para garantir que estejam prontos para o marco, que será fundamental para determinar a prontidão do Artemis 1 para o voo.
O Artemis 1 tem como objetivo enviar uma espaçonave não tripulada ao redor da lua usando uma combinação do foguete Space Launch System, ou SLS com a espaçonave Orion. Lembrando que o conjunto nunca voou junto antes, a Orion fez um teste em 2014 e o SLS nunca voou. A NASA espera estender o programa com a missão Artemis 2 tripulada em órbita lunar em 2024, depois com um pouso na Artemis 3 em 2025.
Mas se preparar para a plataforma de lançamento requer um conjunto complexo de tarefas de engenharia para garantir que todas as peças estejam prontas para o estresse do voo espacial. A NASA concluiu vários postos de controle no mês passado, observou a agência em duas postagens recentes no blog.
Na terça-feira (11 de janeiro), o braço de acesso da tripulação da espaçonave Orion foi retraído e estendido para garantir que funcione corretamente, disse a NASA em um post no blog na quinta-feira (13 de janeiro).
O braço destina-se a fornecer um acesso seguro para os astronautas ao foguete SLS durante as missões e também atende aos técnicos durante as operações de montagem e teste no Vehicle Assembly Building (VAB) no Kennedy Space Center da NASA, na Flórida. Quanto ao próprio SLS, na sexta-feira (14 de janeiro) a NASA informou que uma “série de testes de engenharia” foi concluída no core booster do veículo, que também está dentro do VAB.
A primeira tarefa foi substituir e testar um dos quatro controladores do motor RS-25 e, em seguida, a equipe passou a garantir que os computadores de voo, controladores de motor e sistemas do booster principal estivessem se comunicando e funcionando corretamente. Os técnicos também testaram o “gimbaling” ou movimentar levemente os motores para simular os movimentos que eles realizarão durante o voo.
Com tudo correndo conforme o planejado, a equipe planeja fazer seu segundo teste de contagem regressiva “para demonstrar o software de lançamento no solo e o sequenciador de lançamento no solo, que verifica a saúde e o status do veículo enquanto está no bloco”, disse a NASA. O objetivo é garantir que a Orion e o SLS estejam respondendo conforme o esperado durante a contagem regressiva simulada.
A espaçonave empilhada e o propulsor seguirão para a plataforma de lançamento próxima assim que o teste de contagem regressiva e as verificações finais terminarem, observou a agência, mas ainda não forneceu uma data para a transferência.
Fonte:
https://www.space.com/artemis-1-moon-mission-wet-dress-rehearsal-soon