O helicóptero Ingenuity da NASA forneceu uma visão 3D de um pequeno monte coberto por rochas durante a realização do seu voo de número 13 em Marte, no dia 4 de setembro de 2021. O plano para essa missão de reconhecimento na região conhecida como Sul Séitah na Cratera Jezero em Marte foi de capturar imagens desse alvo geológico, conhecido como Faillefeu, em homenagem a uma alameda medieval localizada nos Alpes Franceses, e obter imagens coloridas feitas em uma altura mais baixa do que nas outras missões, cerca de 8 metros.
Com cerca de 10 metros de largura, o pequeno monte é visível um pouco ao norte do centro da imagem, com grandes pedaços de rocha criando sombras. Em direção ao topo da imagem está uma porção da Artuby, uma pequena cadeia de rochas com mais de 900 metros de largura. Na parte inferior da imagem, e cortando a imagem de forma vertical até o meio, é possível ver muitas ondulações na areia, feições típicas e que estão presentes em toda a região de Sul Séitah.
Para você ver a imagem 3D use aqueles óculos que tem uma lente azul e outra vermelha, esse tipo de imagem é chamada de anaglífo, essa imagem específica foi criada combinando dados de duas imagens feitas com 5 metros de separação pela câmera colorida que está a bordo o Ingenuity.
O helicóptero Ingenuity da NASA foi construído pelo JPL, que também gerencia as atividade de demonstração de operação durante a missão estendida do Ingenuity para a NASA. A missão é apoiada pelo Science, Aeronautics, Research and Space Technologies da NASA. O Ames Research Center da NASA localizado no Vale do Silício, na Califórnia e o Langley Research Center da NASA, em Hampton, Virginia, fornecem uma significante análise e assistência técnica para os voos do Ingenuity e para o desenvolvimento do helicóptero. As empresas, AeroVironment Inc., a Qualcomm, e a SolAero também ajudaram no desenvolvimento de grande parte dos componentes do helicóptero. A Lockheed Martin Space desenhou e construiu o Mars Helicopter Delivery System.
Um principal objetivo da missão do rover Perseverance da NASA em Marte, está ligado à astrobiologia, incluindo a busca por sinais de vida microbiana antiga em Marte. O rover irá caracterizar a geologia do planeta e o seu clima antigo, pavimentando assim o caminho do ser humano para a exploração do Planeta Vermelho, e será a primeira missão a coletar e armazenar rochas do solo marciano.
Uma missão subsequente da NASA e da ESA será enviada para Marte para então resgatar as amostras e enviarem essas amostras para a Terra para que elas sejam analisadas por completo.
A missão Mars 2020 Perseverance é parte da abordagem de exploração da Lua e de Marte pela NASA, que inclui as missões do programa Artemis para a Lua e que irá ajudar a preparar a exploração humana de Marte.
O JPL, que é gerenciado para a NASA pelo Caltech em Pasadena, na Califórnia, construiu e gerencia as operações do rover Perseverance.
Para mais informações sobre o Perseverance:
e
Fonte:
https://www.jpl.nasa.gov/news/nasas-ingenuity-helicopter-captures-a-mars-rock-feature-in-3d