VAMOS LÁ, A META É 100 MIL INSCRITOS NO CIÊNCIA SEM FIM ATÉ 3 DE SETEMBRO!!!
YouTube – https://www.youtube.com/channel/UC9djCiv4e85Kd8G–GWlcoQ
Spotify – https://sptfy.com/6jpw
Siga o Ciência Sem Fim nas redes sociais:
Twitter – https://twitter.com/cienciasemfim
Instagram – https://www.instagram.com/cienciasemfim/
TikTok – https://www.tiktok.com/@cienciasemfim?lang=pt-BR
Agora sim!!!
Depois de uma primeira tentativa frustrada o rover Perseverance conseguiu finalmente coletar com sucesso a primeira amostra do solo marciano que em algum momento na década de 2030 deve retornar para a Terra.
Para quem não sabe esse é um dos grandes objetivos da missão do rover Perseverance em Marte, coletar amostras do solo marciano para que no futuro uma missão da NASA e da ESA posssam recuperar essas amostras em enviar para a Terra.
A primeira tentativa de coleta de amostras em Marte foi frustrante e aconteceu no dia 5 de agosto de 2021, quando o rover não conseguiu o testemunho de forma íntegra.
Mas o aprendizado foi importante para que agora, em 1 de setembro a coleta fosse realizada com precisão.
O sistema de coleta e armazenamento de amostras do Perseverance usa uma broca percursiva rotativa e uma broca furada no meio localizada na parte terminal do seu braço robótico de 2 metros de comprimento para extrair amostras um pouco mais espessas que um lápis.
Dentro da broca está o tubo de coleta de amostras.
Depois de coletada a amostra, ela foi imageada com a câmera Mastcam-Z.
O alvo de coleta, foi uma rocha do tamanho de uma pequena maleta localizad numa região com cerca de 900 metros de comprimento repleta de rochas e afloramentos.
O conjunto inicial de imagens feito pela câmera Mastcam-Z mostrou a rocha coletada dentro do tubo de coleta.
Após as imagens o rover começou o procedimento que vibra a broca e o tubo de coleta por 1 segundo, 5 vezes, o movimento foi desenhado para que durante a amostragem ocorra a limpeza da boca do tubo retirando dali qualquer material residual.
Com isso, a amostra entra mais fundo no tubo de coleta, depois desse movimento, novas imagens foram feitas com a câmera Mastcam-Z.
A equipe agora precisa de condições de iluminação mais favorável para fazer imagens de dentro do tubo e ver se está tudo certo com a amostra coletada, essas novas imagens devem chegar na Terra na manhã do dia 4 de setembro de 2021.
Se por acaso através das imagens não for possível confirmar a amostra, o rover ainda usa uma sonda de volume para verificar se está tudo bem com as amostras dentro do tubo depois de todas as atividades realizadas.
Se tudo isso der certo, o que aparentemente deu, o Perseverance terá realizado mais um marco na exploração do Planeta Vermelho.
Fonte:
https://mars.nasa.gov/news/9027/nasas-perseverance-rover-successfully-cores-its-first-rock/
#PERSEVERANCE #CIENCIASEMFIM #SPACETODAY