fbpx

Perseu Sob Os Olhos do Hubble

Duas coisas chamam a atenção nessa bela imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble, usando a Wide Field Camera 3, ou WFC3. Duas enormes galáxias que aparecem no lado esquerdo e direito da imagem. A galáxia no lado esquerdo é uma galáxia do tipo lenticular, que tem o singelo nome de 2MASX J03193743+4137580. Já no lado direito está a galáxia espiral chamada de UGC 2665. Ambas as galáxias estão localizadas à mesma distância da Terra, cerca de 350 milhões de anos-luz e as duas fazem parte do Aglomerado de Galáxias Perseu.

Perseu  é uma importante figura da mitologia Grega, conhecido por matar Medusa, que também é famosa pelo triste motivo de ter sido amaldiçoada por ter cobras vivas na sua cabeça. Dadas essas credenciais, parece apropriado que um dos maiores objetos conhecido no universo seja o aglomerado de galáxias Perseu, consistindo de milhares de galáxias, embora só algumas poucas possam ser vistas nessa imagem.

Os detalhes maravilhosos dessa imagem só foram possíveis graças ao poder de resolução e a alta sensibilidade da WFC3. A WFC 3 é sensível tanto à luz visível como ao infravermelho, e esses são os comprimentos de onda que fazem parte dessa imagem. O super aglomerado de Perseu parece diferente em outros comprimentos de onda. Enquanto que nessa imagem, o espaço entre as galáxias aparece escuro e tranquilo, quando o aglomerado Perseu é observado em raios-X ele parece estar queimando com uma luz intensa e brilhante. Abaixo uma imagem em raios-X do aglomerado de galáxias Perseu.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, W. Harris
Acknowledgement: L. Shatz

Fonte:

https://esahubble.org/images/potw2127a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo