Montanhas com ondulações seguindo um padrão radial aparecem em uma nova imagem de radar capturada pela sonda Cassini da NASA em 28 de Dezembro de 2009.
Os montinhos com sulcos que aparecem na imagem estão localizados no hemisfério norte em uma região conhecida como Belet e possui 80 km de diâmetro e 60 metros de altura.
As formas dessas feições encontradas na paisagem nunca tinham sido vistas antes em Titã, elas parecem bem similares as feições conhecidas como coroa em Venus. Uma coroa é uma feição circular elíptica que se acredita se forma graças ao fluxo de calor no interior do planeta.
Como cientistas forenses, os membros da equipe que interpreta os dados de radar tenta investigar o que pode ter criado essas linhas e montanhas em Titã.
“Esse padrão estrelado das montanhas indica que algo significante aconteceu no interior desse objeto”, disse Seteve Wall do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia. “Isso pode ser causado por forças tectônicas, que trabalham a crosta do satélite, ou por tempestades que levam a erosão ou por intrusões de gelo como um dique”.
Todas essas forças produzem as mesmas feições na superfície da Terra, mas Wall disse que a equipe ainda não tem certeza do que acontece com Titã.