Uma das maiores e mais detalhadas simulações do cosmos disponibilizou a maior parte de seus dados para o público.
O IllustrisTNG, uma família de simulações é o mais próximo que os astrônomos têm chegado para recriar o universo como um todo em um computador. Essas simulações incluem, não somente a matéria escura, que acredita-se seja a forma mais comum de matéria no universo, mas também o gás nas galáxias e entre as galáxias, as estrelas, e até mesmo os campos magnéticos de grande escala que são encontrados no universo.
Agora, no que é um dos maiores conjuntos de dados astronômicos já lançados, a equipe do IllustrisTNG está disponibilizando mais de 1 Petabyte para o público. Um petabyte corresponde a 1000 Terabytes, ou 1 milhão de gigabytes. Os interessados podem acessar o site abaixo para obter os dados:
http://www.tng-project.org/data/
A simulação do IllustrisTNG é especial devido a diversidade de escalas que ela tem: não somente as maiores estruturas possíveis do universo, com dezenas de milhões de anos-luz, mas também detalhes mais finos dessas estruturas, dentro das galáxias, com poucos milhares de anos-luz. Com isso, os dados da simulação podem ser usados para diversas aplicações dentro da astronomia, desde estudos de estruturas de grande escala até estudos de formação de galáxias, formação de estrelas dentro das galáxias, ou do meio intergaláctico.
Os dados que estão sendo lançados são acompanhados por um artigo no periódico Computational Astrophysics and Cosmology. Os dados lançados são relativos aos conjuntos conhecidos como TNG300 e TNG100 e até mesmo dados da simulação conhecida como TNG50 de escala mais fina também está disponível, lembrando que essa simulação ainda está em curso. Os dados estão disponíveis desde Dezembro de 2018. Os dados não estão disponíveis somente para download, mas podem ser explorados também de forma interativa usando uma interface parecida com o Google Maps. Nessa ferramenta é possível viajar em 3D pelos halos galácticos e dentro do universo Illustris TNG.
Essa visualização pode ser feita através do site:
http://www.tng-project.org/explore/
Fonte: