fbpx
27 de novembro de 2024

ASTRÔNOMOS MEDEM COM PRECISÃO A MASSA DA VIA LÁCTEA | SPACE TODAY TV EP.1735

——————————————————————————-

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

——————————————————————————-

Uma das propriedades fundamentais da nossa galáxia é a sua massa.

Os astrônomos tentam há muitos anos e de diversas maneiras medir com precisão a massa da nossa galáxia, mas não conseguem

As estimativas variam entre 500 bilhões e 3 trilhões de vezes a massa do Sol, o que é uma enorme variação e uma incerteza muito grande.

Isso se deve ao fato, principalmente, de não se conseguir medir com precisão a massa da matéria escura, que corresponde a 90% da massa da Via Láctea.

Para tentar medir com precisão a massa da Via Láctea, os astrônomos precisaram desenvolver um novo método, e para isso resolveram usar os aglomerados globulares, ou melhor, a velocidade com a qual os aglomerados globulares se movimentam.

A ideia, basicamente é a seguinte, quanto mais massa, mais rápido os aglomerados globulares se movimentam, devido à força da gravidade.

Uma velocidade dos aglomerados globulares é fácil de ser medida, que é a velocidade na linha de visada.

Se for possível medir a velocidade lateral, será possível calcular a velocidade total e a partir daí calcular a massa da galáxia.

Para medir essa velocidade com precisão, os astrônomos usaram dados da missão Gaia da ESA, que no seu segundo release de dados trouxe medidas precisas da posição e da velocidade de aglomerados globulares localizados até 65 mil anos-luz de distância da Terra.

Além disso, os astrônomos usaram dados do Hubble, que mediu com precisão as propriedades dos aglomerados globulares, até 130 mil anos-luz de distância da Terra.

Combinando os dados do Hubble com os dados da missão Gaia, foi possível usar com precisão os aglomerados globulares para medir a massa da Via Láctea.

E o resultado foi o seguinte.

A Via Láctea tem uma massa equivalente a 1.5 trilhão de vezes a massa do Sol, num raio de 129 mil anos-luz de distância do centro galáctico.

Com essa medida feita com precisão agora, é possível entender como a Via Láctea está situada no contexto cosmológico, entender melhor a sua evolução, o papel da matéria escura na evolução e outras propriedades importantes da galáxia.

#MassaViaLactea #Hubble #Gaia

Fontes:

https://www.spacetelescope.org/news/heic1905/?lang

https://arxiv.org/pdf/1804.11348.pdf

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo