——————————————————————–
**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!
http://www.spacetodaystore.com
Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!
——————————————————————————-
Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!
https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join
——————————————————————————-
Na Europa existam talvez dezenas de milhares monumentos megalíticos bem antigos com milhares de anos de idade e que foram construídos com as mais diversas intenções, muitos eram tumbas, e outros tinham um objetivo astronômico.
De todos eles, talvez Stonehenge seja o monumento mais famoso.
Mas muitas dúvidas pairam sobre esses monumentos, que cultura os construiu, de onde vieram esses monumentos, foi uma cultura só, foram várias, entre outras questões.
Um trabalho recém-publicado parece ter respondido algumas dessas questões.
Para fazer esse trabalho foram pesquisados 35 mil locais, incluindo tumbas, pedras e templos.
Dos 35 mil locais, 2410 foram datados com radiocarbono e com isso foi possível reconstruir a timele pré-histórica arqueológica da europa.
Com esse trabalho foi possível descobrir que o primeiro monumento megalítico da europa foi encontrado no noroeste da França, existem momnumentos ali datados de 4700 a 5000 anos a.c.
A pesquisadora, Bettina Schulz que fez esse gigantesco trabalho, e que até foi desacreditada no começo, mostrou também, que os monumentos europeus se espalharam pela costa, incluindo o mediterrâneo e a península ibéirca.
Stonehenge é datado de aproximadamente 2400 a.C. e nas ilhas birtânicas existem outros monumentos datados até de 4000 a.C.
Com esse trabalho Bettina, mostrou que os monumentos megalíticos europeus tiveram uma mesma origem, a região hoje conhecida como bretânia no noroeste da França, e que não foram culturas diferentes que foram criando seus monumentos.
Além disso ela mostrou que a cultura que fazia esses monumentos era excelente em navegar pelos oceanos, algo até então não considerado pela maior parte dos pesquisadores.
Parte desses monumentos são muito importantes na história da astronomia, e entender a sua origem, suas idades é de suam importância para que possamos entender como a astronomia pode ter se difundido pela europa antiga.
O próximo passo é tentar incluir estudos como DNA e outros estudos bioarqueológicos para observar evidências nessa movimentação de população.
#Stonehenge
Fontes:
https://earthsky.org/human-world/origin-europes-ancient-megaliths-stonehenge-brittany