fbpx

O Mistério da Adolescência Estelar – Space Today TV Ep.1645

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

—————————————————————————–

As estrelas, nós sabemos se formam a partir do colapso de grande nuvens de gás e poeira.

Com o passar do tempo, um disco de material se forma ao redor da estrela, e gradativamente a estrela continua a puxar material desse disco.

Porém, de acordo com estudos, as estrelas não puxam material rápido o suficiente para atingir suas massas finais.

Então uma grande dúvida surgiu na cabeça dos astrônomos, como uma estrela adquire toda a sua massa? Qual o processo e quanto tempo leva?

Para começarmos a tentar responder a essa pergunta, é preciso voltar um pouco no tempo, para 1936.

Nesse ano, os astrônomos observaram que uma estrela, chamada FU Orionis, tornou-se 100 vezes mais brilhante do que o normal e depois de muito estudo e observação, descobriram que a estrela aumentou o seu brilho pelo fato dela estar literalmente se alimentando das partes mais internas do seu disco.

Desde 1936, o brilho da estrela vem diminuindo, ou seja, os astrônomos acreditam que estão observando as mudanças e a evolução da estrela num período de menos de 100 anos, o que é incrível, pois na maior parte das vezes os processos duram milhões ou bilhões de anos.

Essa estrela se tornou tão importante que ela virou uma marca para determinados tipos de estrelas.

E é atrás dessas estrelas que os astrônomos vão para tentar entender o processo pelo qual elas adquiriam sua massa.

Para vocês terem uma ideia como entender esse processo de aquisição de massa por uma é complicado, até hoje os astrônomos só descobriram 25 estrelas do tipo FU Orionis.

E a vigésima quinta foi descoberta recentemente.

Os astrônomos atualmente possuem uma ferramenta especial a seu favor que é a missão Gaia, ela monitora o céu, observando as estrelas, e a missão Gaia detectou uma estrela que estava passando por uma intensa variação no brilho.

Depois de ter sido detectada pela missão Gaia, o WISE e o Spitzer foram apontados para a estrela para poder estudar a maior quantidade de detalhes possíveis.

Esse novo estudo mostrou em detalhes como todo o processo acontece, o material presente na região intermediária do disco estelar começa a se acumular e aquece, então esse material aquecido começa a cair em direção a estrela, onde se torna mais aquecido ainda, instável e então são geradas explosões, que fazem com que o brilho da estrela aumente.

Esse processo continua e assim a estrela vai adquirindo a sua massa a partir do seu disco.

A detecção desse evento é de suma importância, pois são eles os responsáveis por dar massa às estrelas, até agora eram processos quase místicos pois eram muito difíceis de serem observados.

Essa é a primeira vez que os astrônomos conseguem observar esse processo tanto na luz visível como no infravermelho, o que permitiu que eles pudesse compreender todos os detalhes envolvidos.

E é assim, integrando os dados de diferentes comprimentos de onda que os astrônomos vão entendendo o universo.

Aliás entendendo uma das coisas mais importantes do universo que é a formação de estrelas.

#Estrelas #AdolescênciaEstelar #WISE #SPITZER #GAIA

Fonte:

http://www.caltech.edu/news/young-star-caught-fit-growth-84666

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo