fbpx

ScanMars o Dispositivo Para Procurar Água em Marte

Por Ned Oliveira

Há evidências da existência de água em Marte, pelo menos em forma congelada nos pólos do planeta. E um estudo mais recente confirma a existência de água líquida no pólo sul. Mas os visitantes de Marte precisarão saber a localização exata dos depósitos de água utilizáveis ​​em outros locais marcianos. Um radar de penetração do solo chamado ScanMars pode estar à altura da tarefa.

Cientistas italianos do Istituto Nazionale di Astrofisica (INAF) Planetologia Spaziali e da Universidade de Perugia estão desenvolvendo o dispositivo. Em fevereiro de 2018, eles testaram a ScanMars na região de Dhofar, em Omã. O teste fez parte da Missão AMADEE-18 liderada pelo Fórum Espacial Austríaco. Alessandro Frigeri do INAF apresentou os resultados desse teste no Congresso Europeu de Ciências Planetárias (EPSC) em Berlim.

O ScanMars se parece muito com um detector de metais. Um trenó contém o conjunto de instrumentos que entra em contato com a superfície do solo. Os astronautas movem o trenó com uma alça longa. O ScanMars detecta recursos subterrâneos enviando e recebendo impulsos de ondas de rádio no solo.


Dois astronautas operando o dispositivo ScanMars no deserto de Omã. 
Imagem: OEWF – Fórum Espacial Austríaco

Diferentes características geológicas subterrâneas respondem de maneira diferente às ondas de rádio, e o ScanMars constrói uma imagem da sub-superfície à medida que coleta os sinais refletidos. Durante a missão da AMADEE-18 em Dhofar, astronautas análogos testaram o instrumento em quatro áreas com diferentes características geológicas. O ScanMars detectou o solo a uma profundidade de 5 metros e coletou 70.000 ecos de radar cobrindo 1,4 km.

“O elemento inovador da ScanMars em relação ao trabalho de campo de radar comum é que os dados foram adquiridos pelos astronautas análogos e não pelos cientistas”, disse o Dr. Frigeri. “Isso significa que o treinamento dos astronautas se tornou uma parte fundamental do experimento.” Os astronautas aprenderam a usar o ScanMars nas instalações do Fórum Espacial Austríaco em Innsbruck. Este é um aspecto notável da ferramenta ScanMars, porque operar este tipo de equipamento está bem fora do treinamento usual de um astronauta.

Mais importante ainda, o ScanMars detectou com sucesso o que é conhecido como wadi, ou leito de rio seco e sazonal durante os testes em Omã. A ScanMars encontra água reconhecendo estruturas geológicas sub-superficiais associadas à água, em vez do próprio H2O. Então, nesse sentido, o teste durante a AMADEE-18 foi um sucesso.

“A qualidade dos dados é muito boa e, mesmo que ainda não consigamos distinguir inequivocamente a presença de água, podemos encontrar estruturas aluviais que poderiam guiar os futuros astronautas a cavar onde é mais provável que encontrem água”, disse o Dr. Frigeri. . “Em vista da recente descoberta de água líquida sob a superfície de Marte, é muito oportuno olhar para o desenvolvimento de técnicas que futuros exploradores poderiam usar para analisar o subsolo de Marte.”


Os astronautas trabalham duro com o dispositivo ScanMars em Dhofar, Omã. 
Imagem: OEWF – Fórum Espacial Austríaco

Toda a operação foi um exemplo da colaboração de alto nível exigida para as missões a Marte. O experimento ScanMars exigia um trabalho em equipe bem sincronizado entre uma equipe científica, uma equipe de operações e uma equipe de campo. “Nossa missão abraçou diferentes aspectos da exploração científica e implementou novas estratégias e fluxos de trabalho para os membros”, disse o Dr. Frigeri. “Conseguir essas colaborações corretamente será extremamente precioso para futuras missões planetárias humanas.”

O Dr. Gernot Grömer, Diretor Administrativo do Fórum Austríaco do Espaço, também elogiou o trabalho de equipe por trás da missão. “O experimento de geo-radar, como parte de um fluxo de trabalho cuidadosamente projetado chamado cascata de exploração, foi uma demonstração notável do potencial desse método. A cascata de exploração determina a sequência de quando e qual instrumento implantar durante uma missão humana em Marte. Para futuras missões simuladas e para as verdadeiras primeiras missões humanas a Marte, esta foi uma demonstração importante num ambiente de teste de alta fidelidade, ”disse o Dr. Gernot Grömer.

O Dr. Frigeri também elogiou o refinado trabalho em equipe necessário para esse tipo de missão quando apresentou os resultados ao Congresso Europeu de Ciências Planetárias (EPSC). “O experimento ScanMars pode ser considerado bem-sucedido não apenas por causa dos dados adquiridos, mas, mais importante, consideramos o sucesso da ScanMars devido ao volume de novas experiências criadas entre a equipe científica, a equipe de operações e a equipe de campo.”

Fonte: https://www.universetoday.com/140055/astronauts-could-use-the-scanmars-device-to-search-for-water-on-mars/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo