Por Yara Laiz Souza
Europa Clipper: esse é o nome da nova missão da NASA que visa investigar mais sobre as questões de habitabilidade da lua de Júpiter.
A lua já desperta bastante o imaginário dos cientistas há bastante tempo, mas agora eles terão a oportunidade real de fazer pesquisas mais concretas, de fazer descobertas ainda mais empolgantes e de finalmente ver, a fundo, o quanto Europa é habitável.
Em um futuro próximo, ganharemos
Em português, Clipper significa veleiro, um tipo de embarcação muito veloz e grande que navegou pela primeira vez nos Estados Unidos ao final da guerra de 1812. Eram aerodinâmicos, com grandes mastros conhecidos por sua segurança e rapidez. Estes grandes navios rodaram o mundo e foram sinônimo de grandes aventuras, descobertas e novas páginas na história do mundo. Exatamente tudo o que os cientistas esperam em Europa.
Veleiro clássico do século (Imagem: Wikipédia)
O potencial de exploração em Europa é bastante tentador visto que há a possibilidade grande de abrigar um oceano de água salgada líquida abaixo da sua superfície congelada. Europa Clipper vai determinar através de pequenos testes e captação de dados se Europa tem os três ingredientes básicos para a vida: água, compostos químicos e fontes de energia suficientes.
“Durante cada órbita, a nave gasta apenas um curto período de tempo dentro do ambiente de radiação perigosa de Europa. Acelerando o passo, vai conseguir reunir uma enorme quantidade de dados científicos e, em seguida, sair de lá”, explica Robert Pappalardo, cientista do projeto.
A missão pretende ser lançada para o espaço na década de 2020 e passará mais alguns anos até que alcance a lua de Júpiter.
Via site da NASA
https://www.nasa.gov/feature/nasa-receives-science-report-on-europa-lander-concept