Com a grande variedade de cores visíveis com as câmeras da sonda, diferenças nos materiais se suas texturas tornam-se aparentes mesmo que sejam sutis ou invisíveis em imagens em cores de naturais. Aqui, nessa imagem, a gigantesca bacia de impacto Odyseeus, na lua de Saturno, Tétis, se destaca de forma brilhante do resto da lua crescente congelada e iluminada. Essa distinta coloração pode resultar de diferenças tanto na composição ou na estrutura do terreno exposto pelo gigantesco impacto. A Odysseus, com 450 quilômetros de diâmetro, é uma das maiores crateras de impacto nas luas congeladas de Saturno, e pode ter alterado de forma significante a história geológica de Tétis.
O lado escuro de Tétis, na parte direita da imagem, é fracamente iluminada pela luz refletida de Saturno.
Imagens feitas usando filtros ultravioleta, verde e infravermelhos foram combinadas para criar essa imagem final colorida. O norte em Tétis, que tem cerca de 1062 quilômetros de diâmetro está na parte de cima nessa imagem.
A imagem acima foi adquirida no dia 9 de Maio de 2015, a uma distância aproximada de 300000 quilômetros de Tétis. A escala da imagem é de 1.8 quilômetros por pixel.
A missão Cassini é um projeto cooperativo da NASA, ESA e da Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA, em Washington. O módulo orbital Cassini, e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imageamento fica baseado no Space Science Institute em Bouder, no Colorado.
Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens visite http://saturn.jpl.nasa.gov ou http://www.nasa.gov/cassini . A homepage da equipe de imageamento é o http://ciclops.org .
Fonte:
http://www.nasa.gov/jpl/pia18329/bright-basin-on-tethys