Esta fotografia tirada pelo Embaixador Fotográfico do ESO Alexandre Santerne mostra o Telescópio Submilimétrico Sueco-ESO (acrónimo do inglês, SEST) à esquerda, juntamente com o telescópio de 3,6 metros do ESO à direita. Em plano de fundo brilhantes rastros de estrelas circundam o Observatório de La Silla, local onde os telescópios estão instalados, na periferia do deserto chileno do Atacama.
Rastros de estrelas como estes são criados usando uma exposição longa para capturar o movimento aparente das estrelas no céu noturno, à medida que a Terra roda. Esta imagem é a composição de 250 exposições consecutivas de um minuto, durante o período total de quatro horas.
La Silla foi o primeiro observatório do ESO e tem sido um bastião principal da organização desde os anos 1960. O SEST foi, na altura da sua construção, o único telescópio submilimétrico de grandes dimensões existente no hemisfério sul. Foi desactivado em 2003, tendo sido ultrapassado por outros telescópios submilimétricos como o Atacama Pathfinder Experiment e o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array, ambos situados no planalto do Chajnantor no Chile.
O telescópio de 3,6 metros do ESO acolhe o HARPS, o High Accuracy Radial velocity Planet Searcher – o principal “caçador” de exoplanetas do mundo.
Alexandre Santerne submeteu esta fotografia no grupo Flickr Your ESO Pictures. O grupo Flickr é revisto regularmente e as melhores fotografias são seleccionadas para fazerem parte da nossa popular série “Foto da Semana” ou da nossa galeria de imagens.
Fonte:
http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1527a/