Astrônomos usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA capturaram uma imagem impressionante de uma estrela variável bem nova, conhecida como V1331 Cyg e seu ambiente empoeirado.
A V1331 Cyg, localiza-se na constelação de Cygnus e está a aproximadamente 1800 anos-luz de distância da Terra.
A estrela possui dois anéis de poeira e parecem estar associados à nuvem escura Lynds 981, que normalmente é descrita como um núcleo aproximadamente elíptico com cinco filamentos escuros alongados.
A estrela pertence ao grupo de estrelas variáveis conhecido como T Tauri, e é muito jovem com menos de 10 milhões de anos de vida, e que mostra tanto flutuações periódicas como flutuações aleatórias em seu brilho.
O que faz essa estrela especial é o fato dos astrônomos a observarem quase exatamente em um de seus polos.
Normalmente a visão de uma estrela jovem é obscurecida pela poeira do disco circunstelar e do envelope ao redor dela.
Contudo, com a V1331 Cyg, os astrônomos estão olhando na verdade na direção exata de um jato emitido pela estrela e que está limpando a poeira, nos dando essa visão magnífica.
Essa visão fornece uma vista quase que totalmente desobstruída da estrela e do ambiente imediatamente ao seu redor permitindo assim que os astrônomos a estudem em maior detalhe e busquem por feições que possam sugerir a formação de um objeto de massa bem baixa no disco circunestelar externo.
Fonte:
http://www.sci-news.com/astronomy/science-hubble-young-star-v1331cyg-nebular-environment-02555.html