Uma bela visão do afloramento Pahrump Hills em Marte, onde o rover Curiosity da NASA tem trabalhado nos últimos cinco meses, circunda o rover no mais recente selfie feito desde o Planeta Vermelho.
A cena da selfie foi montada a partir de dezenas de imagens feitas pela câmera Hand Lens Imager (MAHLI) localizada no braço robótico do rover.
Pahrump Hills é um afloramento de embasamento que forma a camada basal do Monte Sharp, no centro da Cratera Gale de Marte. A missão tem examinado o afloramento com uma campanha que incluiu uma pesquisa geral seguida de uma inspeção que foi se tornando progressivamente mais detalhada. O rover escalou da base do afloramento até seções mais altas três vezes para poder criar perfis verticais das estruturas de rochas e da química, e para selecionar os melhores alvos onde o rover realizou a coleta de amostras.
As imagens usadas para montar o selfie foram feitas em Janeiro, enquanto o Curiosity perfurava um local chamado de Mojave 2. Nesse local, a missão coletou sua segunda amostra perfurada de Parhump Hills para as análises laboratoriais. A primeira amostra foi coletada em Setembro de um local chamado de Confidence Hills. Desde que deixou o local chamado Mojave, o Curiosity tem sido dirigido para outro local visível na cena, onde uma perfuração num local chamado de Telegraph Peak está sendo planejada.
O rover Curiosity fez selfies anteriores com a câmera MAHLI em três locais que ela explorou antes de alcançar a base do Monte Sharp.
“Comparada com os selfies anteriores do Curiosity, nós adicionamos frames extras para que esse pudesse mostrar o rover no contexto completo de Pahrump Hills”, disse um membro da equipe do rover Kathryn Stack no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena na Califórnia. “Do Mojave, nós pudemos incluir cada parada que nós fizemos durante a campanha”.
O Mars Science Laboratory Project da NASA está usando o Curiosity para acessar antigos ambientes habitáveis e as maiores mudanças nas condições ambientais de Marte.
A empresa Malin Space Science Systems, de San Diego, desenvolveu, construiu e opera a câmera MAHLI. O JPL, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, construiu o rover e gerencia o projeto para o Science Mission Directorate da NASA em Washington.
Para mais informações sobre o Curioisty visitem:
Você pode seguir a missão no Facebook e no Twitter, em:
http://www.facebook.com/marscuriosity
http://www.twitter.com/marscuriosity
Fonte:
http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=4489