Nesta nova imagem do ESO, o cair da noite é pretexto para uma subida de cortina sobre um espetáculo que ocorre nos céus sem nuvens de La Silla.
Numa vibrante cena de ação, os principais atores são o Cometa Lovejoy, brilhando verde no centro da imagem; as Plêiades em cima à direita; e a Nebulosa Califórnia, algo contrastante, que aparece sob a forma de um arco de gás vermelho à direita do cometa.
Participa também desta cena um meteoro com o seu próprio risco de luz, parecendo mergulhar na piscina de luz verde existente no horizonte.
Os telescópios de La Silla são o público deste espetáculo celeste e uma fina camada de nuvens agarra-se ao deserto do Atacama – que se encontra por baixo desta encenação espetacular – iluminada em tons espectrais.
A longa cauda do cometa Lovejoy está sendo empurrada para fora do cometa pelo vento solar. É rica em compostos de carbono que foram ionizados pela radiação ultravioleta emitida pelo Sol e brilha em tons esverdeados.
Esta é a primeira vez em 11000 anos que o cometa Lovejoy passa no Sistema Solar interno tornando-se ativo de forma tão espetacular. A sua órbita altamente elíptica em torno do Sol – apenas ligeiramente ajustada pelos planetas – significa que este cometa não aparecerá outra vez no nosso céu senão daqui a 8000 anos, quando tiver dado a volta ao Sol e começado a sua solitária viagem de regresso às regiões exteriores frias do Sistema Solar.
Esta fotografia foi tirada pelo embaixador fotográfico do ESO Petr Horálek durante uma visita a La Silla em janeiro de 2015. O céu foi capturado com uma exposição longa, resultando nesta maravilhosa vista do cometa no céu. No entanto, a metade inferior da imagem foi obtida com uma exposição mais curta, com o mesmo equipamento, no intuito de se manter a nitidez da paisagem de La Silla.
Fonte:
http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1504a/