A impressora 3D da Estação Espacial Internacional, imprimiu os primeiros objetos tridimensionais no espaço, e começa a pavimentar o caminho para as futuras expedições espaciais de longo prazo. O objeto, um placa, apresenta os nomes das organizações que colaboraram com essa demonstração tecnológica na ISS: a NASA e a Made In Space, Inc., a companhia que trabalhou junto com a NASA para desenhar, construir e testar a impressora 3D.
Essa imagem da impressora, com a Microgravity Science Glovebox Engineering Unit em segundo plano, foi feita em Abril de 2014, durante o voo de certificação e o teste de aceitação no Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, no Alabama, antes do seu lançamento para a ISS a bordo da missão de suprimentos da SpaceX. Os primeiros objetos construídos no espaço retornarão para a Terra em 2015 para uma detalhada análise e comparação com as amostras idênticas impressas como controle na Terra. O objetivo é analisar e verificar se o processo de impressão 3D funciona da mesma maneira na Terra e na microgravidade.
A impressora trabalha por meio da extrusão de plástico aquecido, que então constrói camada por camada até que o objeto 3D é criado. Testar isso na ISS é o primeiro passo em direção de criar uma máquina de trabalho no espaço. Essa capacidade pode diminuir o custo e o risco na estação, que será crítico quando os exploradores espaciais se aventurarem para destinos mais distantes da Terra e criará uma cadeia de suprimentos para as ferramentas e para as partes necessárias. Missões de longo prazo serão beneficiadas com a capacidade de se gerar instrumentos no espaço. Os dados e a experiência obtidos nessa demonstração melhorarão a futura geração de tecnologia 3D e os equipamentos para o programa espacial, permitindo um grau maior de autonomia e flexibilidade para os astronautas.
Fonte:
http://www.nasa.gov/content/international-space-station-s-3-d-printer/#.VHYs2THF_zg