fbpx
19 de dezembro de 2024

Sonda Indiana Mangalyaan Faz Imagem Espetacular do Planeta Marte


mars4


observatory_150105 A primeira sonda da Índia a visitar marte enviou para a Terra a sua foto mais espetacular do Planeta Vermelho até o momento, uma visão que revela o planeta como um todo de polo a polo.

A nova foto feita pela sonda da Índia, Mangalyaan, for revelada nessa segunda-feira, dia 29 de Setembro de 2014 pela Indian Space Research Oragnization, ou ISRO. Essa imagem mostra Marte como um globo vermelho no espaço, com a calota polar sul do planeta claramente visível, enquanto que, uma imensa tempestade de poeira cobre parte da região norte.

A sonda Mangalyaan usou sua Mars Color Camera para registrar essa bela imagem a cerca de 74500 quilômetros acima do Planeta Vermelho, no último domingo, dia 28 de Setembro de 2014, de acordo com a descrição da foto na própria ISRO. Essa é a terceira e a melhor imagem até o momento feita pela sonda desde que ela chegou no planeta na última semana. A Mars Color Camera é um dos cinco diferentes instrumentos que estão a bordo da Mangalyaan para estudar Marte.

Mangalyaan, nome que em Sânscrito quer dizer Nave Marciana é a peça central do projeto indiano de 74 milhões de dólares conhecido como Mars Orbiter Mission, que foi lançado em direção ao Planeta Vermelho em Novembro de 2013 e chegou na órbita desejada no dia 24 de Setembro de 2014. A sonda chegou na órbita marciana dias depois da sonda norte-americana MAVEN também ter chegado ao Planeta Vermelho.

A sonda marciana da Índia circulará o Planeta Vermelho num órbita altamente elíptica que levará a sonda a cerca de 365 km de distância de Marte no ponto mais próximo de sua órbita e no ponto mais distante, a órbita alcançará cerca de 80000 quilômetros de distância. Espera-se que a missão dure entre seis e 10 meses.

Fonte:

http://www.space.com/27291-indian-spacecraft-mars-portrait-photo.html


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo