Uma equipe internacional de astrônomos, liderada por Robert A. Wittenmyer, da UNSW da Austrália, reportaram a descoberta de um novo exoplaneta potencialmente habitável, que é uma Super-Terra, e que orbita uma estrela do tipo anã vermelha próxima, chamada Gliese 832, localizada a 16 anos-luz de distância da Terra. Essa estrela já é conhecida por abrigar um planeta frio, parecido com Júpiter, denominado de Gliese 832b, descoberto em 2009. O novo exoplaneta, Gliesse 832c, foi adicionado ao famoso Habitable Exoplanets Catalog, juntamente com um total de 23 objetos de interesse. O número de planetas no catálogo quase que dobrou em um ano.
O Gliese 832c, tem um período orbital de 36 dias e uma massa no mínimo cinco vezes maior que a massa da Terra. Ele recebe aproximadamente a mesma energia média que a Terra recebe do Sol. O planeta pode ter temperaturas de Super-Terra, embora com grandes desvios sazonais, dando a ele uma atmosfera similar à da Terra. Uma atmosfera mais densa, algumas vezes esperada para Super-Terras, poderiam facilmente fazer com que esse planeta fosse muito quente para a vida, o transformando num Super-Vênus.
O Earth Similarity Index, ou ESI, do Gliese 832c é 0.81 (ESI = 0.81) e é comparável ao do Gliese 667Cc (ESI = 0.84) e ao Kepler-62e (ESI = 0.83). Isso faz do Gliese 832c um dos três planetas mais parecidos com a Terra de acordo com o índice ESI (ou seja, com respeito ao fluxo estelar e a massa da Terra) e o mais próximo da Terra, dos três, um objeto de destaque para futuras observações. Contudo, outros fatores desconhecidos como a composição e a atmosfera podem fazer dele um mundo muito diferente da Terra e ser não-habitável.
Os dois planetas da estrela Gliese 832 são uma versão reduzida do nosso próprio Sistema Solar, com um planeta potencialmente parecido com a Terra mais interno e um planeta mais externo gigante parecido com Júpiter. O planeta gigante pode ter o mesmo papel dinâmico no sistema Gliese 832 que Júpiter tem no nosso Sistema Solar. Será interessante saber se qualquer objeto adicional no sistema Gliese 832 (planetas ou poeira) segue essa configuração familiar do Sistema Solar, mas essa arquitetura permanece rara entre os sistemas de exoplanetas conhecidos.
Fonte:
https://sites.google.com/a/upr.edu/planetary-habitability-laboratory-upra/press-releases/gliese832