O rover Curiosity da NASA em Marte usou a câmera no final de seu braço robótico em Abril e em Maio de 2014 para fazer dezenas de imagens que combinados geraram esse auto-retrato que mostra o rover num local onde realizou duas perfurações composto por arenitos e chamada de Windjana. A câmera está no Mars Hand Lens Imager, ou MAHLI, e que previamente registrou outros auto-retratos do Curiosity em dois outros lugares importantes da missão, no Rock Nest e no John Klein (as imagens são mostradas abaixo).
Windjana está localizado num ponto de interesse científico chamado de The Kimberley, onde as camadas de arenitos com diferentes graus de resistência à erosão do vento estão expostos e próximos.
A imagem acima não mostra o braço robótico do rover. Ela mostra sim o buraco em Windjana produzido pela ferramenta de perfuração percussiva do braço do Curiosity onde foram coletadas amostras de rocha pulverizada. O buraco é circundado por um anel de rocha cinza. A chamada Mast Camera, ou Mastcam, localizado no topo do mastro de sensoriamento remoto do rover está apontando para o buraco perfurado. Uma imagem da Mastcam feita do buraco dessa perspectiva é mostrada abaixo. O buraco tem 1.6 centímetros de diâmetro. As rodas do rover tem 0.5 metros de diâmetro.
A maior parte dos frames usados para compor esse autorretrato foram feitos durante o Sol 613, de trabalho do Curiosity em Marte, que corresponde ao dia 27 de Abril de 2014. Os frames mostrando o Windjana depois que o buraco foi completo foram feitos no Sol 627, que corresponde ao dia 12 de Maio de 2014. O buraco foi perfurado no Sol 621, que corresponde ao dia 5 de Maio de 2014.
O instrumento MAHLI foi construído pela Malin Space Science Systems em San Diego. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia o Mars Science Laboratory Project para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O JPL desenhou e construiu o rover Curiosity.
Fonte:
http://www.nasa.gov/jpl/msl/pia18390/#.U6ssxvldV8F