fbpx
23 de novembro de 2024

Acompanhe Ao ViVo A Explosão De Nivelamento Do Pico da Montanha no Chile Que Receberá o E-ELT


observatory_150105Nessa quinta-feira, dia 19 de junho de 2014 terá lugar um evento mediático no Observatório do Paranal do ESO, no norte do Chile, que marcará a explosão de nivelamento do topo do Cerro Armazones, o pico de 3000 metros que acolherá o European Extremely Large Telescope (E-ELT).  De modo a que pessoas em todo o mundo possam assistir a este marco histórico, será transmitido um vídeo em direto pela internet em Livestream e via YouTube a partir das 13:30, hora de Brasília.

O Que É o E-ELT?

Os Telescópios de Enorme Dimensão são vistos a nível mundial como uma das maiores prioridades da astronomia feita a partir do solo. Eles irão proporcionar um enorme avanço do conhecimento na astrofísica em áreas como o estudo detalhado de planetas extrasolares, os primeiros objetos do Universo, buracos negros supermassivos e a natureza e distribuição da matéria escura e energia escura, que dominam o Universo.

Artist impression of the E-ELTDesde o final de 2005 que o ESO, em conjunto com a comunidade europeia de astrónomos e astrofísicos que utilizam os seus telescópios, está a definir um novo telescópio gigante, instrumento necessário em meados da próxima década. Mais de uma centena de astrónomos de todos os países europeus encontram-se envolvidos neste projeto, ajudando o Gabinete de Projetos do ESO a produzir o novo conceito, no qual o desempenho, custos, calendarização e riscos envolvidos foram cuidadosamente avaliados.

Conhecido como E-ELT, sigla para European Extremely Large Telescope, este novo telescópio terrestre revolucionário terá um espelho primário de 39 metros de diâmetro e será o maior telescópio óptico/infravermelho próximo do mundo: “o maior olho do mundo virado para o céu”.

Com o começo das operações planeado para o início da próxima década, o E-ELT abordará os maiores desafios científicos do nosso tempo e será pioneiro num vasto número de assuntos, incluindo a procura de planetas extrasolares do tipo da Terra, que orbitem na chamada zona habitável da estrelas progenitora, zona onde será possível a existência de vida – o equivalente à procura do Santo Graal da astronomia observacional moderna. Efetuará igualmente “arqueologia estelar” em galáxias próximas, e dará contribuições fundamentais à cosmologia, medindo as propriedades das primeiras estrelas e galáxias e tentando desvendar a natureza da matéria escura e da energia escura. Para além de tudo isto, os astrónomos esperam ainda desvendar novas questões que irão certamente aparecendo com as novas descobertas do E-ELT.

EELT_destaque


Fonte:

http://www.eso.org/public/portugal/teles-instr/e-elt/

http://www.eso.org/public/brazil/announcements/ann14038/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo