Um homem de Utah, nos EUA, construiu o que pode ser o maior telescópio amador do mundo, e o equipamento permite que os usuários possam ver estrelas que anteriormente só eram visíveis com o Hubble.
Mike Clements, disse que construiu o telescópio apesar de nunca ter tido um treinamento formal na construção desse tipo de equipamento.
“Eu não tenho credenciais”, disse ele, “Eu sou apenas um cara. Apenas um cara normal, com uma paixão”.
O telescópio tem cerca de 35 pés de altura e aproximadamente o tamanho de um ônibus, e pesa cerca de 3000 pounds. Clements disse que o projeto começou quando ele comprou um espelho de 70 polegadas que uma vez foi destinado a ser parte de um satélite espião da Guerra Fria.
“A borda foi levemente danificada durante a sua construção e por conta disso ele acabou numa casa de leilões, onde civis, como eu, foram capazes de adquirí-lo”.
Clements disse que o espelho foi somente um dos itens especiais usados na construção do telescópio.
“Todos os componentes, exceto poucas partes especiais, foram comprados em lojas de departamento tradicionais, como a Lowe´s, o Home Depot ou o Wal-Mart”, disse ele.
Clements disse que o projeto levou cerca de um ano e meio para ser completo, mas ele disse que esteve pensando nesse telescópio pelos últimos 15 anos. Ele disse que a criação deu a ele uma imensa satisfação.
“As únicas coisas que eu gosto mais do que observar por ele, é compartilhar ele com a população”.
Clements disse que está contatando os oficiais do livro dos recordes para verificar o equipamento e comprovar que ele é realmente o maior telescópio amador do mundo, um verdadeiro Brinquedo de Criança!!!
Fonte: