O Sol põe-se sobre La Silla, um dos observatório do ESO no Chile, dando origem a um intenso brilho laranja em todo o horizonte.
Esta imagem, obtida por David Jones, mostra o alinhamento de três planetas sobre os telescópios do ESO em junho de 2013. O trio, que pode ser visto à esquerda do centro, é composto por Júpiter (embaixo à esquerda, quase invisível na cor laranja do pôr do Sol), Vénus (ao centro) e Mercúrio (em cima à direita) – ver imagem anotada.
Alinhamentos como este acontecem apenas uma vez em vários anos, por isso este é um verdadeiro acontecimento para fotógrafos e astrónomos. Quando três (ou mais) corpos celestes se alinham no céu desta maneira, damos ao fenómeno o nome de sizígia. Veja esta outra imagem da mesma sigízia, que mostra praticamente a mesma coisa (de maio de 2013).
“Esta fotografia foi tirada durante uma campanha de observação de cinco noites com o New Technology Telescope de 3,6 metros em La Silla, ou seja, tive imensa sorte em ter o tempo de observação nesta altura e assim poder tirar a fotografia,” acrescenta o fotógrafo David Jones. “A proximidade dos três planetas durou apenas cerca de uma semana e será apenas em 2026 que um fenómemo destes ocorrerá de novo. Por isso esta foi uma fotografia obtida mesmo com muita sorte!”
Situado numa das regiões mais secas da Terra, na periferia do deserto chileno do Atacama, as condições atmosféricas neste local são tão estáveis que fornecem céus límpidos e muito claros. A imagem é na realidade a junção de duas fotografias com tempos de exposição diferentes, o que nos dá uma vista detalhada do observatório na altura em que o Sol se põe.
Fonte:
http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1418a/