A sonda Cassini da NASA capturou pela primeira vez a imagem do gigantesco e congelado pálido ponto azul planeta Urano, à distância, além dos anéis de Saturno.
A sonda, brevemente apontou suas câmeras para longe da beleza dos anéis de Saturno, no dia 11 de Abril de 2014, para observar o distante planeta, que é o sétimo desde o Sol.
Os planetas, Urano e Netuno são as vezes referidos como gigantes gasosos, para que se possa distingui-los de seus primos maiores, Júpiter e Saturno, os clássicos gigantes gasosos. O apelido deriva do fato que que uma parte relativamente grande do planeta é composta de água, amônia e metano, que estão normalmente congelados como gelo nas frias profundezas do Sistema Solar externo. Júpiter e Saturno são feitos quase que inteiramente de hidrogênio e hélio, com pequenas porcentagens desses gelos presentes em Urano e Netuno.
Quando essa imagem foi obtida, Urano estava quase que do lado oposto do Sol se visto de Saturno, a uma distância aproximada de 28.6 Unidades Astronômicas da Cassini e de Saturno. Uma unidade astronômica é a distância média entre a Terra e o Sol, que equivale a aproximadamente 150 milhões de quilômetros. No ponto mais próximo – o que acontece a aproximadamente a cada 30 anos – os dois planetas chegam a uma distância de cerca de 10 Unidades Astronômicas um do outro.
Além de ser uma imagem linda e quase que inédita, a imagem que a sonda Cassini fez de Urano também tem objetivos práticos. Os cientistas estão trabalhando em algumas investigações científicas e eles esperam que poderão usar as imagens e os espectros dessas observações para ajudar a calibrar seus instrumentos.
A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da NASA, da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial Italiana. O JPL, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington.
Para mais informações sobre a missão Cassini, visitem: http://www.nasa.gov/cassini e http://saturn.jpl.nasa.gov
Fonte:
http://www.nasa.gov/jpl/cassini/saturn-uranus-20140501/index.html#.U2KvffldV8E