O terceiro voo do foguete de lançamento de combustível sólido leve da Europa, Vega, foi lançado na noite dessa terça-feira, 29 de Abril de 2014, desde o Guiana Space Center, na costa nordeste da América do Sul, às 0135 GMT, ou 22:35, hora de Brasília, para colocar em órbita o satélite de observação da Terra de alta resolução DZZ-HR para o governo do Cazaquistão. O satélite será renomeado para KazEOSat 1 depois de alcançar a órbita.
Pesando 830 quilos, o DZZ-HR suportará as autoridades governamentais do Cazaquistão com imagens de satélite de alta resolução que serão usadas para a segurança nacional, para pesquisas ambientais e para aplicações de resgate. O telescópio óptico a bordo do satélite fará imagens com uma resolução máxima de 1 metro, o suficiente para observar um carro desde a sua órbita.
Construído pela Airbus Defense & Space, o satélite foi montado em um acordo com os contratadores aeroespaciais europeus que inclui o treinamento dos controladores do satélite. O Cazaquistão também selecionou a Airbus Defense & Space, formalmente conhecida como EADS Astrium, para gerar equipamentos de suprimentos para uma nova integração de satélite e um centro de teste em Astana.
“Como os sistemas espaciais mais avançados que nós construímos, Gaia, Herschel e Spot 6, o KazEOSat 1 se beneficiará do estado da arte das tecnologias, de uma nova aviônica, de uma grande abertura, uma plataforma ágil, entre outros”, disse François Augue, chefe dos sistemas espaciais na Airbus. “Além disso, por meio do nosso programa de treinamento, nós iremos transferir nosso conhecimento para os engenheiros do Cazaquistão que irão operar o satélite, permitindo que eles possam controlar o satélite de maneira completamente autônoma e coletar e usar as imagens fornecidas pelo satélite”.
A Arianespace, a operadora do lançamento dos foguetes Vega, desde a Guiana Francesa, assinou um contrato com a Airbus em Junho de 2012 para lançar o DZZ-HR.
Fonte: