O Projeto Morpheus da NASA acertou em cheio novamente com outro voo livre concluído com sucesso de seu protótipo de módulo de pouso, voando mais alto, mais veloz e mais distante do que nunca.
O teste FF9, que ocorreu às 3:41 p.m. EDT no Kennedy Space Center, viu a sonda Morpheus com 1000 kg atingir 177 metros de altura e viajar por 255 metros a 48 km/h. Depois de 85 segundos de voo a sonda desceu quase que perfeitamente sobre o alvo, errando por 0.3 metros.
Durante o teste o módulo Morpheus movido a oxigênio e metano poderia ter facilmente sobrevoado o Monumento em Washington.
O próximo passo é integrar os sensores Autonomous Landing and Hazard Avoidance Technology (ALHAT), que permitem que a sonda identifique o terreno perigoso e determine assim a melhor rota para um pouso seguro, fazendo tudo sozinho. Essa capacidade será valiosa para futuros pousos nas superfícies inexploradas da Lua e de Marte.
“Isso nunca foi feito antes”, disse o Dr. Jon Olansen, gerente de Projeto Morpheus, em 2012. “Nós nunca pousamos na Lua ou em Marte com um sistema em tempo real de detecção de terrenos perigosos e com uma maneira de evita-los. A maior parte das missões a Marte, usaram air bags para pousar no planeta. Elas foram para onde foram, rolaram pelo solo e então pararam, não importa onde”.
Aprenda mais sobre o impressionante Projeto Morpheus, aqui: http://morpheuslander.jsc.nasa.gov/about/
Fonte:
http://www.universetoday.com/110236/morpheus-flies-higher-and-farther-than-ever/