fbpx
25 de novembro de 2024

A Cratera Giambologna em Mercúrio

EN0227171471M_Giambologna.map_annotated


observatory_15038Essa amável e recente cratera complexa com um pico central em forma crescente foi recentemente denominada peal União Astronômica Internacional como Giambologna. O escultor holandês Jean Boulogne Gimabologna (1529 – 1608) é mais famoso por sua estátua de bronze do deus Mercúrio. O detalhe da imagem acima mostra uma dessas estátuas que reside no Museo Nazionale del Bargello, em Florença, na Itália. A cratera Giambologna é caracterizada por sua vasta e repleta de terraços parede oeste e pelo depósito de material derretido por impacto bem suave que cobre a parte leste de seu assoalho. Os terraços na parede, provavelmente resultam do extenso colapso que aconteceu, pelo fato da Cratera Giambologna ter se formado no talude, ou seja, na parede de uma cratera mais velha e maior.

A imagem acima foi adquirida como parte da campanha de imageamento estereográfico de alta resolução do instrumento MDIS. Imagens da campanha estereográfica são usadas em combinação com o mapa base morfológico de superfície ou com o mapa base de albedo para criar visões estereográficas de alta resolução da superfície de Mercúrio com uma resolução média de 200 metros por pixel. Observar a superfície sob a mesma condição de iluminação do Sol mas de dois ou mais ângulos permite que informações sobre a topografia de pequena escala da superfície de Mercúrio sejam obtidas.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/pics/EN0227171471M_Giambologna.map_annotated.jpg


alma_modificado_rodape38

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo