Localizada a aproximadamente 25 milhões de anos-luz de distância da Terra, essa nova imagem do Hubble mostra a galáxia espiral conhecida como ESO 373-8. Juntamente com no mínimo sete vizinhas galácticas, essa galáxia é um dos membros do grupo NGC 2997. Nós a observamos de lado como um fino disco brilhante no céu, com quase todos os seus componentes alinhados no mesmo plano.
Nós observamos muitas galáxias como essa – panquecas achatadas e esticadas – de modo que o nosso cérebro já processa quase que automaticamente suas formas. Mas vamos parar e pensar um pouco: Por que as galáxias são esticadas e alinhadas como essa?
Tente girar na sua cadeira com suas pernas e braços abertos. Vagarosamente feche seus braços e pernas, e junte-os com o seu corpo. Notou algo? Você deve ter começado a girar mais rapidamente. Esse efeito se deve à conservação do momento angular, e é verdade também para as galáxias.
Essa galáxia começou a viver como uma bola homogênea de gás em rotação, mas com velocidade baixa. À medida que o gás começou a colapsar, a galáxia acelerou até parecer uma pizza girando no céu, e assim um disco começou a se formar. Tudo que entrava nesse disco era enviado de volta para se alinhar com o movimento, criando a forma esticada da mesma.
O momento angular, sempre é conservado – desde um disco galáctico em rotação a 25 milhões de anos-luz de distância até qualquer astrônomo sentado e girando na cadeira de seu escritório.
Fonte:
http://www.spacetelescope.org/images/potw1351a/