Na próxima semana, o Cometa Lovejoy fará sua maior aproximação do Sol. A cauda do cometa já se apresenta de forma espetacular, como é possível ver na imagem acima. Essa imagem foi feita por Gerald Rhemann desde Jauerling, na Áustria.
Preenchida com nós e com plasma empoeirado, a cauda do Lovejoy se estiva por mais de 20 graus através do céu – longa o suficiente para cobrir 40 Luas Cheias ou preencher a parte de colher do asterismo Big Dipper, duas vezes. No seu ponto mais próximo do Sol, ou periélio, que acontecerá no dia 23 de Dezembro de 2013, o cometa estará dentro da órbita da Terra, a 0.82 UA de distância do Sol. O calor extra que o cometa irá receber durante o periélio fará com que a cauda cresça ainda mais.
O Cometa Lovejoy brilha como uma estrela de magnitude 4 de modo que ele está no limite da observação a olho nu, especialmente quando o céu está com a Lua Cheia. Contudo, para telescópios modestos, o cometa é um alvo bem fácil de ser identificado nascendo antes do Sol no céu matutino do leste. Se você tem um sistema de acompanhamento automático ligado a um computador você pode digitar as coordenadas específicas do cometa e não se importe se errar por pouco, a cauda dele está tão grande que fará com que você o encontre.
Fonte: