fbpx
24 de novembro de 2024

O Complicado Quebra Cabeça Geológico de Mercúrio

EN0245904903Med


observatory_150105No centro da imagem acima encontra-se uma área de alta refletância que parece estar confinada numa região de elevação mais baixa que é delimitada pelo segmento de uma escarpa linear (desfiladeiro). Essas áreas brilhantes difusas são algumas vezes relacionadas com a deposição de pequenas crateras secundárias e segmentos de raios de crateras de impacto relativamente recentes, mas olhando uma imagem regional, não existem crateras raiadas na vizinhança próxima. Por outro lado, uma diferença composicional pode ser responsável pela diferença em albedo (brilho) do material na área de deposição baixa. Seriam as escarpas tectônicas na natureza, o resultado de movimentos verticais ao longo das falhas, ou elas se formaram pelas cadeias de crateras secundárias? Também de interesse na imagem acima são as cavidades (hollows) localizadas no pico central da cratera na parte superior esquerda da imagem, e o material derretido por impacto suave, localizado no interior da cratera de paredes de terraço logo abaixo do centro. Os cientistas trabalharão por muitos anos para resolver o quebra cabeça complicado da história geológica de Mercúrio.

Essa imagem foi adquirida como parte da campanha de imageamento de acompanhamento da câmera NAC. Quando um volume de dados é disponível e o instrumento MDIS não está adquirindo imagens para suas outras campanhas, imagens de alta resolução com a câmera NAC são obtidas da superfície de Mercúrio. Essas imagens são desenhadas para não interferir com as observações feitas com outros instrumentos mas utilizam toda a vantagem dos períodos durante a missão quando volumes de dados extras estão disponíveis.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1306


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo