fbpx
23 de novembro de 2024

Vista Panorâmica do ALMA Com a Nebulosa da Carina

potw1345a


observatory_150105Embaixador Fotográfico do ESOBabak Tafreshi, capturou esta vista panorâmica das antenas do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) sob um céu límpido no planalto do Chajnantor, nos Andes chilenos.

A mancha rosada proeminente à esquerda da imagem é a Nebulosa Carina, que se situa na constelação Carina (a Quilha), a cerca de 7500 anos-luz de distância da Terra. Esta nuvem de gás brilhante e poeira é uma das nebulosas mais brilhantes no céu e contém várias das estrelas mais brilhantes e de maior massa conhecidas na Via Láctea, tais como a estrela Eta Carinae. Algumas das imagens da Nebulosa Carina obtidas recentemente com telescópios do ESO, podem ser vistas em eso1208,eso1145 e eso1031.

O ALMA, uma infraestrutura astronômica internacional, é uma parceria entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile. A construção e operação do ALMA é coordenada pelo ESO, em prol da Europa, pelo Observatório Nacional de Rádio Astronomia (NRAO), em prol da América do Norte e pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ), em prol do Leste Asiático. O Observatório ALMA (JAO) fornece uma liderança e direção unificadas na construção, gestão e operação do ALMA.

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1345a/


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo