A incomum pluma de Encélado só é facilmente visível quando a sonda Cassini e o Sol estão em lados opostos do satélite. Então o que está iluminando a lua? Essa é a luz refletida de Saturno. Esse truque de iluminação permite que a sonda Cassini capture tanto a pluma retroiluminada como a superfície de Encélado em uma única foto.
Essa imagem foi feita com a sonda observando o hemisfério de Encélado voltado para Saturno. O norte de Encélado está para cima. A imagem foi feita na luz azul com a câmera de ângulo restrito da sonda Cassini em 2 de Abril de 2013.
A imagem acima foi adquirida a uma distância de aproximadamente 832000 quil6ometros de Encélado com o conjunto Sol-Encélado-Cassini em fase com ângulo de 175 graus. A escala da imagem acima é de 5 km por pixel.
A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da NASA, da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e as duas câmeras a bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. A equipe de imageamento está baseada no Space Science Institute, em Boulder no Colorado.
Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens visitem: http://saturn.jpl.nasa.gov ou http://www.nasa.gov/cassini . O site da equipe de imageamento da Cassini é http://ciclops.org .
Fonte:
http://saturn.jpl.nasa.gov/photos/imagedetails/index.cfm?imageId=4890