fbpx
23 de novembro de 2024

O Respiro de Fogo do Sol

A_fiery_solar_explosion


observatory_150105Como um dragão expelindo fogo, uma poderosa explosão de plasma é registrada em erupção no Sol nessa visão colorizada de uma ejeção de massa coronal.

Essas imensas nuvens de plasma magnetizado são ejetadas da atmosfera do Sol – a coroa – e lançadas no espaço interplanetário. Milhões de toneladas de gás correm do Sol a uma velocidade de alguns milhões de quilômetros por hora.

Essa imagem mostra um evento que foi observado pelo satélite SOHO em 4 de Janeiro de 2002, a cor indica a intensidade da matéria sendo ejetada pelo Sol. A cor branca representa a maior intensidade, os tons vermelhos e laranjas indicam uma intensidade menor e a cor azul o valor mínimo.

Uma imagem no ultravioleta extremo é sobreposta para mostrar o tamanho e as regiões ativas no Sol no mesmo dia.

O disco azul ao redor do Sol no centro da imagem bloqueia intencionalmente a luz direta do Sol para permitir que os cientistas possam estudar em detalhes a coroa.

Quando ejeções como essa atingem o planeta Terra, luzes naturais espetaculares, as auroras, aparecem sobre os polos do nosso planeta. Nos eventos mais extremos, elas podem levar a tempestades geomagnéticas que podem resultar em danos regionais aos sistemas de comunicação, colapso no sistema de energia.

Essa imagem aparece no portfolio de 2002 chamado de The Sun as Art gerado a partir de imagens obtidas pelo SOHO (que pode ser encontrado abaixo, no final do post). A imagem original do SOHO pode ser vista abaixo.

c2fireball_prev



Fonte:

http://www.esa.int/Our_Activities/Space_Science/Fire-breather

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo