Na imagem acima pode-se ver uma bela imagem de vasto campo da Nebulosa da Lagoa (M8, ou NGC 6523) e da Nebulosa Trífida (M20, NGC 6514), juntamente com o aglomerado estelar M21 e a região de formação de estrelas NGC 6559. O astrônomo amador Terry Hancock de Michigan disse que esse é um dos seus favoritos campos de visão para ser observado. Contudo, nesse momento esse conjunto de objetos encontra-se muito baixo no céu do sul disponível e só fica visível por poucas horas durante a noite. Vamos esperar até o próximo mês , e então essa região ficará mais alta no céu para ser melhor observada no hemisfério norte da Terra.
Terry registrou essa imagem usando os filtros H-alpha e RGB por mais de 4 noites.
Vejam a explicação dele:
“Ambos os objetos são intensamente ricos em regiões HII. A direita do centro está a Nebulosa da Lagoa, uma gigantesca nebulosa de emissão e uma região HII, abaixo no centro pode-se ver a região de formação de estrelas conhecida como NGC 6559, essas regiões estão a distâncias estimadas de 4000 a 6000 anos-luz de nós na constelação de Sagittarius”.
“Na parte superior esquerda dessa imagem pode-se ver a M20, ou NGC 6514, conhecida como Nebulosa Trífida, também na constelação de Sagittarius e que se localiza a aproximadamente 5000 anos-luz de distância de nós”.
“Esse objeto é uma combinação de uma nebulosa de emissão (a área vermelha), uma nebulosa de reflexão (a área em azul) e uma nebulosa escura (as linhas escuras dentro da Nebulosa Trífida). Abaixo e a esquerda da M8, está o aglomerado estelar M21”.
Esse é só apenas um dos belos trabalhos feitos pelo Terry. Visite seu site e veja outras obras primas: http://www.downunderobservatory.com/, ou siga suas atualizações no Flickr http://www.flickr.com/photos/terryhancock, ou no Google + https://plus.google.com/u/0/108373925217664358994/posts.
Ele também registrou um vídeo de seu belo trabalho. Veja abaixo:
Fonte: