fbpx

Rupes Recta

rupes_recta_1

rupes_recta_2

observatory_150105Nesse post observamos duas fotos da Rupes Recta  tiradas com 1 dia de intervalo. Nelas nota-se perfeitamente como a linha de sombra esta diferente devido ao angulo  de iluminação solar.

Rupes Recta é uma falha linear, ou rille , na Lua , situa-se na parte sudeste do Mare Nubium em 22,1 ° S 7.8 ° W . O nome em latim significa “Straight Fault”, embora seja mais comumente chamado de Straight Wall. Esta é a mais conhecida escarpa na Lua, e um alvo popular para os astrônomos amadores.
Quando o sol ilumina o recurso em um ângulo oblíquo cerca de oito dias após a Lua Nova, Rupes Recta lança uma grande sombra que lhe dá a aparência de um penhasco íngreme. A falha tem um comprimento de 110 km, uma largura típica de 2-3 km, e uma altura de 240-300 m. Assim, embora pareça ser um penhasco vertical na superfície lunar, na realidade, o grau de inclinação é relativamente raso.

Para o oeste da escarpa esta a cratera Birt , que tem cerca de 17 km de diâmetro. Também para o oeste existe Rima Birt. No extremo sul ha um grupo de montanhas, muitas vezes chamado de “Stag’s-Horn Mountains”, apesar de este nome não é oficialmente reconhecido pela IAU . E para o leste situa-se a cratera Thebit .

Empilhamento de 114 frames no AS!2 e pós-processamento no Photofiltre

Crédito: https://www.facebook.com/avani.soares.5

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo