A imagem acima mostra o brilhante planeta Vênus e a luz zodiacal como vista desde o Parque Nacional Kalkalpen perto de Reichraming na Áustria. Nessa manhã fria e clara de outono, as luzes das cidades próximas são canceladas sob uma camada de fog (na parte inferior central da imagem). Como um resultado, o céu estava quase tão escuro como o céu esperado na remota Namíbia. Essa área da Áustria é um dos últimos locais da Europa Central com uma poluição luminosa relativamente baixa.
A luz zodiacal, por sua vez, acredita-se que seja causada por partículas de poeira que espalham a luz do Sol nas órbitas dos cometas. Em ambos os hemisférios, ela é melhor observada no final do inverno, ou no início da primavera depois do pôr-do-Sol, ou no final do verão e no começo do outono antes do Sol nascer. Contudo, ela pode ser detectada antes do crepúsculo astronômico (na parte da manhã) ou depois do crepúsculo astronômico (na parte da noite) em outras épocas do ano, desde que o céu esteja bem escuro.
Pode-se notar o domo de luz amarela na parte esquerda proveniente de Viena, a aproximadamente 150 km de distância, e o menor brilho amarelo na parte da direita que é proveniente da cidade de Graz, a 101 km de distância. A foto acima foi feita em 16 de Novembro de 2012.
Fonte:
http://epod.usra.edu/blog/2013/07/venus-and-zodiacal-light.html