fbpx

A Brilhante Galáxia Espiral M106

M106

observatory_150105Para fechar com chave de ouro esse dia em que as galáxias dominaram os posts aqui no CIENCTEC, nada de imagem do Hubble, Galex, Spitzer, Chandra, ou qualquer outro telescópio espacial. A imagem acima mostra a M106, uma brilhante galáxia espiral na constelação de Canes Venatici, os Cães de Caça. Essa galáxia brilha com uma magnitude de 8.4 e está localizada a aproximadamente 20 milhões de anos-luz de distância da Terra.

Mas se essa imagem não foi feita por um telescópio espacial, como ela foi gerada? Bem, a imagem acima foi feita pelo astrônomo amador Bruce Waddington de Anza na Califórnia e foi publicada hoje como imagem do dia no site da revista Astronomy (www.astronomy.com).

Para fazer essa imagem Bruce usou um telescópio refletor PlaneWave corrigido Dall-Kirkham de 12.5 polegadas, uma câmera CCD Quantum Scientific Instruments QSI 640ws. A imagem foi feita com os filtros LRGB, com exposições de 290, 50, 50 e 50 minutos respectivamente.

Fonte:

http://www.astronomy.com/en/Multimedia/Picture%20of%20Day.aspx

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo