fbpx

A Nebulosa Da Tromba do Elefante: Um Glóbulo Escuro Alongado Dentro da IC 1396

The-Elephants-Trunk-Nebula

observatory_150105A Nebulosa da Tromba do Elefante, IC 1396A, é um glóbulo escuro alongado de mais de 20 anos-luz de comprimento dentro de uma nebulosa de emissão muito maior, com mais de 100 anos-luz de diâmetro, a IC 1396, que está localizada a aproximadamente 2400 anos-luz de distância na constelação do norte de Cepheus (nome dado em homenagem ao Rei da Etiópia na mitologia grega). O nome da nebulosa foi dado pelo fato dela lembrar a cabeça e tromba de um elefante.

O glóbulo é uma condensação de gás e poeira que está sendo comprimida pela intensa radiação e ventos estelares de uma estrela muito brilhante e massiva, HD 206267. A compressão do gás em um glóbulo está disparando a formação de estrelas em seu interior.

Os ventos estelares da estrela massiva são também responsáveis por esculpir e erodir os filamentos do glóbulo. Esses ventos produziram um denso anel circular que faz parte da cabeça do glóbulo e uma cauda de gás varrido. O glóbulo escuro é visto em silhueta nas imagens da luz visível, iluminado por trás pela estrela HD 206267 que está localizada a oeste da cabeça.

A Nebulosa da Tromba do Elefante é um local de formação de estrelas. Mais de 250 jovens estrelas nela e ao seu redor são identificadas. Algumas estrelas jovens (com menos de 100000 anos de vida) e duas mais velhas (mas ainda jovens, com alguns milhões de anos) estão presentes numa pequena cavidade circular na cabeça do glóbulo. Os ventos dessas estrelas jovens podem ter esvaziado a cavidade.

Protoestrelas muito jovens, ainda estão acrescendo material da nebulosa ao redor, estão localizadas dentro da nuvem, enquanto que estrelas totalmente formadas têm sido encontradas em frente aos anéis. Isso sugere que a formação da estrela tem se procedido sequencialmente através da nuvem como um resultado dos efeitos da estrela quente. Aproximadamente 5% da massa do gás e da poeira na nuvem já se transformou em protoestrelas e o processo continua até hoje.

A imagem acima foi feita no dia 8 de Maio de 2011, com uma câmera Canon EOS 1000D acoplada a um Telescópio Refletor Astrógrafo de 8 polegadas em f/3.9 em Lago Balaton, na Hungria.

Fonte:

http://annesastronomynews.com/annes-picture-of-the-day-the-elephants-trunk-nebula/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo