Imagens feitas durante a inserção orbital da sonda Cassini em Saturno, mostraram as variações composicionais dentro dos anéis. Essa imagem mostra, da esquerda para a direita, a porção externa do Anel C e a porção interna do Anel B. O Anel B começa um pouco mais da metade da imagem. O padrão geral provem de partículas sujas indicadas pela cor vermelha até partículas de gelo mais limpas mostrada em turquesa nas partes externas dos anéis.
O sistema de anéis começa de dentro para fora com os anéis D, C, B e A seguidos pelos anéis F, G e E. A imagem acima foi feita com o instrumento Utraviolet Imaging Spectrograph, que é capaz de resolver os anéis para mostrar feições com 97 quilômetros de diâmetro, aproximadamente 100 vezes a resolução dos dados ultravioletas obtidos pela sonda Voyager 2.
A missão Cassini-Huygens, é um projeto cooperativo da NASA, da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia a missão Cassini-Huygens para o Office of Space Science da NASA em Washington, D.C. O módulo orbital Cassini foi desenhado, desenvolvido e montado no JPL. O Ultraviolet Imaging Spectrograph foi construído pelo time baseado na Universidade do Colorado em Boulder.
Fonte:
http://www.wired.com/wiredscience/2013/01/space-photo-of-the-day-2/?pid=7196