O Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA capturou essa imagem da galáxia espiral próxima Messier 61, também conhecida como NGC 4303. A galáxia, localizada a apenas 55 milhões de anos-luz de distância da Terra, ela tem aproximadamente o mesmo tamanho da Via Láctea com um diâmetro de 100000 anos-luz. A galáxia é notável por uma razão em particular – seis supernovas foram observadas dentro da Messier 61, um total que a coloca no topo das galáxias com supernovas no universo, juntamente com a Messier 83, também com seis, e a NGC 6946 com um total de 9 supernovas observadas.
Nessa imagem do Hubble, a galáxia é vista de frente como se estivesse posando para uma fotografia, permitindo que possamos estudar sua estrutura de forma detalhada. Os braços espirais podem ser vistos com um grau surpreendente de detalhe, girando em direção ao centro da galáxia, onde eles formam um espiral menor e intensamente brilhante. Nas regiões mais externas, esses vastos braços são pontilhados com regiões brilhantes azuis onde novas estrelas estão sendo formadas a partir de nuvens quentes e densas de gás.
A Messier 61 é parte do Aglomerado de Galáxias de Virgo, um massivo grupo de galáxias na constelação de Virgo (a Virgem). Os aglomerados de galáxias, ou grupos de galáxias, estão entre as maiores estruturas do universo que são unidas somente pela gravidade. O Aglomerado de Virgo contém mais de 1300 galáxias e forma a região central do Superaglomerado Local, uma reunião ainda maior de galáxias.
A imagem acima foi feita usando dados obtidos pela Wide Field Camera 2 do Hubble. Diferentes versões dessa imagem foram submetidas para a competição de processamento de imagens do Hubble, Hubble´s Hidden Treasures, pelos competidores Gilles Chapdelaine, Luca Limatola e Robert Gendler.
Fonte:
http://www.spacetelescope.org/images/potw1324a/