fbpx

Rover Curiosity Gera Mosaico de Marte Com 1 Bilhão de Pixels

Clique na imagem acima para acessar a versão completa do mosaico.
Clique na imagem acima para acessar a versão completa do mosaico.

observatory_150105Uma visão de um bilhão de pixels da superfície de Marte, feita pelo rover Curiosity da NASA, oferece aos exploradores uma maneira de examinar uma parte do Planeta Vermelho em grande detalhe.

A primeira imagem produzida pela NASA desde a superfície de Marte com mais de 1 bilhão de pixels foi conseguida colando 900 exposições feitas pelas câmeras a bordo do rover Curiosity e mostra detalhes da paisagem ao longo da rota do rover.

A imagem na verdade tem 1.3 bilhões de pixels e uma versão interativa onde o usuário pode dar zoom em regiões específicas, está disponível aqui: http://mars.nasa.gov/multimedia/interactives/billionpixel/

A cena dá uma volta completa ao redor do local onde o Curiosity coletou suas primeiras coletas de amostras arenosas num pedaço de rocha chamado de Rocknest, e se estende até o Monte Sharp que é visível no horizonte.

“Essa imagem nos dá um real senso de lugar e mostra de forma real também as capacidades das câmeras”, disse Bob Deen do  Multi-Mission Image Processing Laboratory no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia. “Você pode ver a imagem reduzida e ampliada para poder observar os detalhes finos”.

Deen gerou o produto usando 850 frames da câmera com telefoto do instrumento Mast Camera do Curiosity, completando com 21 frames da câmera de grande angular do Mastcam e com 25 frames em preto e branco do próprio rover – feitas pela Navigation Camera. As imagens foram adquiridas em diferentes dias marcianos, entre 5 de Outubro e 16 de Novembro de 2012. Imagens únicas do tipo bruta obtidas pelo Curiosity são postadas diariamente no site público: http://mars.jpl.nasa.gov/msl/multimedia/raw/ . Os amantes de Marte ao redor do planeta usam essas imagens para gerar lindos mosaicos incluindo a última cena em gigapixel.

O novo mosaico da NASA mostra os efeitos de iluminação das variações no momento do dia em que as imagens individuais foram feitas. O mosaico mostra também as variações na claridade da atmosfera devido à variação da quantidade de poeira durante o mês enquanto as imagens eram feitas.

O projeto Mars Science Laboratory da NASA está usando o rover Curiosity e seus 10 instrumentos para investigar a história ambiental dentro da Cratera Gale, um local onde o projeto encontrou que condições foram a muito tempo atrás favoráveis para o desenvolvimento da vida microbiana.

A empresa Malin Space Science Systems em San Diego, construiu e opera a Mastcam do Curiosity. O JPL, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia o projeto para o Science Mission Directarate da NASA em Washington e construiu a Navigation Camera e o rover.

Mais informações sobre a missão podem ser encontradas online, em:

http://www.nasa.gov/msl e http://mars.jpl.nasa.gov/msl/ .

Você pode seguir a missão pelo Facebook e pelo Twitter em: http://www.facebook.com/marscuriosity e http://www.twitter.com/marscuriosity .

Para mais informações sobre o Multi-Mission Image Processing Laboratory, visitem: http://www-mipl.jpl.nasa.gov/mipex.html .

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2013-205&cid=release_2013-205

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Arquivo