A imagem acima mostra o pico vulcânico Idunn Mons, localizado em 46 graus de latitude sul e 214.5 graus de longitude leste,na região conhecida como Imdr Regio em Vênus. A imagem topográfica deriva de dados obtidos pela sonda Magellan da NASA, e está com um exagero vertical de 30 vezes. Dados de radar (em marrom) da Magellan foram integrados com dados topográficos para poder se gerar a imagem acima. As áreas brilhantes são aquelas que apresentam taludes íngremes. Já as áreas escuras são aquelas mais suaves.
A imagem abaixo, por sua vez, mostra uma camada colorida sobre os dados topográficos, essa imagem colorida tem a intenção de apresentar os padrões de calor derivados de dados de brilho da superfície coletados pelo instrumento Visible and Infrared Thermal Imaging Spectrometer, ou VIRTIS, que viaja a bordo da sonda Venus Express da Agência Espacial Europeia. As variações da temperatura devido à topografia foram removidas. Os sinais de brilho mostra a composição dos minerais que foram alterados devido ao fluxo de lava. As cores vermelho e laranja mostram as áreas mais quentes e a cor roxa mostra as áreas mais frias. A área mais quente é concentrada no cume, que localiza-se a aproximadamente 2.5 quilômetros acima da planície ao redor e foi ali que os fluxos brilhantes se originaram. O Idunn Mons tem um diâmetro aproximado de 200 quilômetros.
Os dados de espectrometria foram coletados de Maio de 2006 até o final de 2007. Abaixo um vídeo mostra uma visão de 360 graus do vulcão e foi gerado com base nos mesmos dados das imagens acima.
Embedded video from
NASA Jet Propulsion Laboratory California Institute of Technology
Fonte:
http://www.wired.com/wiredscience/2013/01/space-photo-of-the-day-2?pid=7141