A imagem acima mostra um campo de duna de areia na região de Nili Fossae em Marte. As linhas escuras dançando sobre a superfície das dunas, são na verdades os rastros deixados pelos redemoinhos de poeira que atingem o planeta com frequência.
Redemoinhos de poeira são ventos fortes giratórios que retiram a poeira clara da superfície à medida que se movem em padrões estranhos. As linhas visíveis nas dunas são na verdade a areia escura deixada para trás quando a camada superficial de poeira foi removida.
Essa área foi imageada anteriormente, em Agosto de 2009, aproximadamente a dois anos marcianos atrás, e nessa imagem (abaixo) os rastros dos redemoinhos de poeira também eram visíveis. Contudo, os rastros visíveis agora são completamente diferente dos vistos anteriormente. Isso nos diz que deve ter ocorrido no mínimo um tempestade de poeira desde então que apagou os rastros antigos e muita atividade de redemoinhos de poeira para que os novos rastros fossem criados.
Pode-se também ver listras escuras lineares, descendo pelos taludes das dunas. Essas feições são geradas por algum tipo de fluxo talude abaixo da duna que arranca a camada de poeira clara da superfície. Em 2009, listras similares foram observadas nos taludes das dunas, contudo, elas eram diferentes das observadas agora. Assim, pode-se concluir que os fluxos que causaram essas listras estão ainda ativos atualmente.
Fonte:
http://www.uahirise.org/ESP_031199_2070