Estavam com saudades do Curiosity? Ele está voltando, depois de passar um período de férias, chamado pelos pesquisadores de Spring Break, o rover começará a receber os novos comandos e se preparar para as próximas tarefas científicas no Planeta Vermelho. No vídeo acima, Rick Welch, Tactical Operations Mission Manager para a missão MSL, conta quais serão os próximos passos da missão.
Antes disso porém, vamos entender o que aconteceu. Com a Terra e Marte em oposição, ou seja, com o Sol entre os dois objetos a comunicação, não só com o rover Curiosity, mas com qualquer outra sonda e rover em Marte se tornou algo complicado. Operações básicas foram mantidas, mas sem nada de especial.
Acabado o período de oposição entre a Terra e Marte, a primeira atividade realizada pelos técnicos responsáveis pelo rover Curiosity, foi a atualização do software do veículo robô. O software foi desenvolvido e testado quando o rover ainda estava na Terra e estava todo pronto para ser transferido para Marte. Esse novo software permitirá que o rover Curiosity navegue melhor pelo solo marciano de forma autônoma numa operação conhecida como AutoNav. Atualmente o rover Curiosity realiza uma navegação básica pelo solo marciano. Com a atualização do software ele será capaz de fazer uma navegação mais trabalhada e mais eficiente, melhorando dessa forma sua performance.
Outra atualização importante que aconteceu foi na ChemCam. A ChemCam é muito sensível ao Sol, de modo que ela não pode ser apontada diretamente para o astro. A atualização que ela recebeu permitirá que ela calcule com maior precisão onde está o Sol, para que então ela nunca seja apontada diretamente para ele.
O plano das próximas atividades inclui a obtenção de imagens de calibração, isso é necessário, pois antes da oposição o computador operacional do rover foi trocado e agora é necessário testar e calibrar o novo computador com determinadas imagens. As câmeras de navegação precisam estar funcionando perfeitamente antes do rover iniciar a sua locomoção para um novo ponto na superfície de Marte.
Por fim, uma nova campanha de perfuração está sendo planejada para ser realizada nos próximos dias, os engenheiros e os cientistas da missão estão trabalhando de forma dura para poder identificar os novos alvos a serem perfurados. Esse local provavelmente será um que está um pouco a oeste do rover. Espera-se que até o final da semana o rover possa se locomover um pouco até esse local e então definir e realizar de forma conclusiva a segunda perfuração em solo marciano.